Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Veranópolis entre as melhores cidades do Brasil para se viver
Veranópolis entre as melhores cidades do Brasil para se viver

Veranópolis entre as melhores cidades do Brasil para se viver

  • 25 jul, 2022 às 15:55
  • por Veranópolis
  • 1531 Visualizações
Compartilhe:

Veranópolis, na Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, muito além de belas  paisagens e ar puro, surpreende também pela alta qualidade de vida e longevidade de seus habitantes. O município conta com o título de terra de longevidade e com o selo de Cidade Amiga do Idoso, por meio de pacto com a OMS. 

A cidade passou a ser conhecida como terra da longevidade em 1981, por meio de reportagem publicada na Revista Geográfica Universal, intitulada “Os Celeiros da Longa Vida pelo Mundo”. Segundo o texto, baseado em dados do IBGE, a cidade contava com um apreciável número de velhinhos, 17%. A média nacional não era superior a 3%.

Atualmente, após uma série de estudos, uma das práticas adotadas pelo município é a Intervenção Preventiva, com hábitos que orientam a melhor maneira de se envelhecer bem. As ações incluem desde uma dieta saudável, atividades físicas, convivência em comunidade e lazer, além de projetos com o intuito de formular políticas públicas de inclusão social, respeito, apoio e cuidado para os idosos longevos de Veranópolis.

E este trabalho preventivo tem trazido resultados. Na primeira semana do mês de julho, o município foi destaque entre as melhores cidades do Brasil em 2022. Segundo pesquisa realizada por iniciativa da Editora Três e da Austin Rating, Veranópolis é a 17ª colocada entre as cidades de pequeno porte. Para tal definição foram considerados dados públicos de 5.565 municípios brasileiros. 

Cientificamente, os segredos da longevidade já foram estudados. Segundo o Instituto Moriguchi, há alguns fatores que contribuem para a maior expectativa de vida da população, a  começar pelos níveis de estresse, que são baixos  na cidade. A atividade física praticada é mais intensa, similar à realizada por pessoas adultas. O número de fumantes é menor, comparado com grandes centros urbanos, como Porto Alegre, por exemplo. Para fechar, os idosos da região costumam fazer refeições regulares e em família, garantindo assim uma nutrição saudável e a convivência comunitária.

Em suas apresentações, Toni Formaiari, guia turístico da região, conta que o segredo da longevidade de Veranópolis está nas seis primeiras letras do nome da cidade, VERANO. Ou seja, V de vinho; E de exercício (atividade física); R de religiosidade (ou espiritualidade); A de alimentação; N de natureza; e O de organização sociofamiliar. E ele reforça: “Sabemos que a convivência da pessoa idosa com a família, comunidade e amigos é um dos pilares mais importantes da longevidade.”

Veranópolis, que significa “cidade de veraneio”, fica a cerca de 160 quilômetros de Porto Alegre e é a cidade de entrada para quem deseja conhecer o Roteiro Turístico Termas e Longevidade. O roteiro passa em 05 cidades, todas com jeitinho de interior e que têm em comum, além das paisagens desenhadas por montanhas e vales, a longevidade e a tradição deixada pela colonização italiana, polonesa e alemã.

Coincidência ou não, Veranópolis é vizinha de cidades ricas em águas termais. Nova Prata (bem na divisa com Protásio Alves) possui parque aberto o ano inteiro e Vila Flores uma pousada. Em ambos os locais, águas quentinhas que correm a cerca de 41°C também auxiliam no tratamento de problemas nas articulações, como artrite e nevralgias  e até contribuem para o rejuvenescimento da pele.

De forma conjunta com Nova Prata, Vila Flores, Protásio Alves e Cotiporã, Veranópolis integra o Roteiro Termas e Longevidade. Mais de 150 atrativos turísticos são oferecidos ao longo das cidades.

 

Foto: Clóvis Moraes.