Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Turismo regional é tema de encontro na Rota Termas e Longevidade
Turismo regional é tema de encontro na Rota Termas e Longevidade

Turismo regional é tema de encontro na Rota Termas e Longevidade

  • 04 jul, 2023 às 09:58
  • por Nova Prata
  • 374 Visualizações
Compartilhe:

Em parceria com prefeitos da Rota Termas e Longevidade e representantes do setor de turismo, a Cooperativa de Crédito Sicredi, promoveu um encontro no último dia 28 de junho com o objetivo de fortalecer os laços e impulsionar o desenvolvimento do turismo na Região. A reunião-almoço contou com a presença de diversas autoridades, dirigentes da Sicredi e membros da Instância de Governança Regional Uva e Vinho - Atuaserra.

Durante as discussões, os representantes da cooperativa manifestaram sua disposição em apoiar projetos que visem ao desenvolvimento do turismo na região, integrando as cooperativas das três áreas de atuação para fortalecer ainda mais os municípios da Rota Turística Termas e Longevidade.

Beatriz Paulus, diretora executiva da Instância de Governança Regional Uva e Vinho - Atuaserra, abordou os papéis e desafios de cada entidade do território, destacando as demandas regionais em que a Cooperativa pode se tornar uma parceira estratégica. Paulus também ressaltou a importância da união entre todos os envolvidos, incluindo as cooperativas, os empreendedores privados, a Instância de Governança Regional e o apoio do poder público local para o contínuo desenvolvimento do setor turístico.

A secretária de turismo e cultura de Veranópolis, Diana Alessio Tomiello, destacou a importância da parceria público-privada e da união dos municípios da Rota Turística Termas e Longevidade. Ela ressaltou a continuidade dos trabalhos e projetos por meio do Grupo Gestor da Rota, responsável pela promoção e divulgação regional do turismo. O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli reforçou a relevância da união entre os presentes e parabenizou a iniciativa da Cooperativa no incentivo e desenvolvimento do setor.

Entre os presentes na reunião-almoço, estavam os prefeitos Waldemar de Carli (Veranópolis), Ivelton Zardo (Cotiporã), Nelton Conte (Fagundes Varela), Alcione Grazziotin (Nova Prata), Itamar Antônio Girardi (Protásio Alves), Evandro Brandalise (Vila Flores), Adair Zecca (Vista Alegre do Prata), além do diretor de Cultura, Desporto e Turismo, Marcos Esteriz, representando o prefeito de André da Rocha. Também estiveram presentes o gerente da Agência Sicredi Serrana de Veranópolis, Vagner Cortelini, a gerente de Comunicação, Marketing, Transformação Social e Sustentabilidade do RS e ES, Adriele Mota, o presidente da Instância de Governança Regional Região Uva e Vinho - Atuaserra, Roberson dos Santos e a diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, entre outros secretários e diretores de turismo dos municípios e gerentes das agências Sicredi da região.

Além disso, no mesmo dia, o grupo gestor da Rota Turística Termas e Longevidade realizou uma reunião em Nova Prata - RS, para revisar o plano estratégico. A mediação deste encontro foi realizada pela Atuaserra, com a participação da diretora executiva Beatriz Paulus e da turismóloga Gisele Martins, que desempenham um papel fundamental na busca por soluções e ações para o crescimento do turismo na região.

Durante o encontro, Veridiana Ciotta, Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Prata, juntamente com sua equipe, recebeu os participantes. Durante a tarde, foram discutidas as estratégias e ações relacionadas à dimensão de políticas públicas. Beatriz Paulus também apresentou o 7º Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto de 2023, no município de Nova Prata. O intervalo da reunião foi marcado pelo "Arraiá Nova Prata", um evento temático em homenagem às festas juninas.

A Rota Turística Termas e Longevidade é composta pelos municípios de André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Nova Bassano, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. Essa região encanta os visitantes com seus cenários deslumbrantes, gastronomia variada, arte e cultura vibrantes, além de transmitir uma sensação de paz, serenidade e espiritualidade. É um destino que preserva as tradições das culturas da imigração italiana e polonesa.