Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Turismo receberá verba de 172 mil da Consulta Popular
Turismo receberá verba de 172 mil da Consulta Popular

Turismo receberá verba de 172 mil da Consulta Popular

  • 22 dez, 2021 às 15:58
  • por Vila Flores
  • 944 Visualizações
Compartilhe:

Na tarde da terça-feira, dia 21 de dezembro de 2021, a diretoria executiva da Atuaserra, Instância de Governança Regional Uva e Vinho foi surpreendida com o telefonema do Secretário de Turismo do Estado do RS, Ronaldo Santini, que trouxe a mensagem sobre a assinatura do termo de parceria com a entidade, para a execução do projeto intitulado “Apoio ao desenvolvimento do Roteiro Termas e Longevidade - Serra Gaúcha - Destino Uva e Vinho”.

Com um macro objetivo de renovar a comunicação, o objeto do projeto é “Fortalecer a integração regional entre os cinco municípios do Roteiro Termas e Longevidade – (Protásio Alves, Nova Prata, Vila Flores, Veranópolis e Cotiporã) executando peças promocionais através de: contratação de atriz, nascida na Região, resultando 05 vídeos de 60 segundos para cada município; produção de 01 vídeo de 5 minutos para o roteiro integrado Termas e Longevidade; Criação de outdoor e locação de espaço na Grande Porto Alegre; Contratação de fotógrafo para renovar o banco de imagens (4000 fotos); Coordenação do desenvolvimento do projeto”. 

O evento de assinatura, escolhido pela Secretaria Estadual de Turismo do RS, será na Vila Capuchinhos, às 16h da quinta-feira, dia 23 de dezembro. Santini justificou que estará em viagem para Lagoa Vermelha, para as comemorações natalinas em família, tendo em Vila Flores, trajeto de percurso, o local propício para o ato de formalização da parceria.

O momento será marcado pela participação de prefeitos e secretários de turismo dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.

Na oportunidade, Sabrina Spiandorello Cardoso e Juliano José Brandalise, presidente e vice-presidente da Atuaserra respectivamente, juntos ao Secretário Santini, firmarão o Termo de Parceria, documento que formaliza o repasse do valor de R$ 172.000,00 à entidade, que coordenará a execução do projeto, juntamente com as lideranças do Termas e Longevidade.

 

A Consulta Popular RS

O Rio Grande do Sul desde 1998 promove a Consulta Popular, momento em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. A verba é distribuída entre as 28 Regiões do Estado, de acordo com critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Assembleias Públicas Regionais, Assembleias Públicas Municipais e Assembleias Regionais Ampliadas.

Nos encontros é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos na votação da Consulta Popular.

As demandas apresentadas no projeto, foram efetivamente as escolhidas pelos agentes locais, visando contribuir para o sucesso e a manutenção das parcerias locais.

Com a contemplação na Consulta Popular 2019 e, decisão em assembleia do Corede Serra, decidiu-se como proponente a Atuaserra para executora do Projeto. Na época, realizou-se reunião com o grupo gestor do Termas e Longevidade para definir os objetos a serem contemplados e constantes no plano elaborado.

 

A ATUASERRA

A IGR - Instância de Governança Regional, de razão social Associação de Turismo da Serra Nordeste, coordena o Desenvolvimento do turismo regional da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha. Sua atuação compreende 33 municípios e consiste em, além de assisti-los, monitorar o cumprimento das políticas públicas. Desde 1985, quando a entidade foi formalizada, desenvolve projetos em âmbito regional.

Entre as principais realizações, a IGR criou, para facilitar a interação microrregional, os macrorroteiros, através dos quais os municípios desenvolvem suas atrações e produtos turísticos e oferece apoio e orientações, especialmente no que tange os seus equipamentos, como restaurantes e meios de hospedagens.

 

O Termas e Longevidade

As cidades de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores, possuem identidade cultural bem definida e promovem-se através das águas termais e da longevidade que ocorre em todas as comunidades.

Seus produtos âncoras e diferenciados são o complexo turístico do Parque Caldas de Prata, a Pousada Vila Capuchinhos, o Filó de Vila Flores, a Torre Mirante da Serra e Restaurante Giratório de Veranópolis e as atividades de aventura e natureza junto a Cascata dos Marins, em Cotiporã. 

Desde 2005, o grupo gestor é responsável por elaborar todos os seus materiais coletivamente, realizam os eventos sempre em parcerias, participam de feiras e outras modalidades de cooperação que envolvem capacitações, visitas técnicas, orientações e reuniões com agendas mensais.

Os cinco municípios do Termas e Longevidade atuam conjuntamente nas ações de mercado e do desenvolvimento harmônico de forma integrada. Diante disso, há muitos esforços empreendidos para obtenção de verbas que possibilitem a execução de seu plano estratégico.