Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Termas e Longevidade: um Roteiro para quem ama pedalar
Termas e Longevidade: um Roteiro para quem ama pedalar

Termas e Longevidade: um Roteiro para quem ama pedalar

  • 06 mar, 2020 às 12:06
  • por Vila Flores
  • 2062 Visualizações
Compartilhe:

Passeios de “bike” são um atrativo para turistas e comunidades dos municípios que integram o Roteiro Termas e Longevidade. Eles podem pedalar e se divertir para fugir do estresse da cidade grande, descansar e curtir um final de semana. Afinal, de bike além de relaxar a mente, é possível curtir melhor a natureza exuberante que a Serra Gaúcha, Região Uva e Vinho proporciona. Separamos uma opção de passeio em cada cidade do Roteiro Termas e Longevidade:

 

Desde 2018, Cotiporã tem opções para passeios na área central e no interior. No centro, na Rua Pedro Breda está a ciclofaixa de 800 m, é arborizada e conta com iluminação. A localização também é estratégica, pois facilita o acesso à ciclovia localizada na ERS 359, esta de 1,5 km de extensão foi nomeada “Caminho para uma vida melhor”, pois faz referência a todos os benefícios que o esporte gera na vida das pessoas. Outro ponto positivo, é que Cotiporã possui a ACC, uma Associação sem fins lucrativos que promove o ciclismo no município e região através do incentivo do uso da bicicleta, seja para lazer, competição ou trabalho. Na página https://www.facebook.com/ACCcotipora/ é possível conferir eventos e competições, fotos dos pedais, etc. O mais interessante: o grupo está de braços abertos para quem tiver interesse em começar a pedalar.

Nova Prata é um pouco mais plana comparada com os demais municípios, por isso facilita a vida de quem não pratica esportes frequentemente. Por lá, a empresa La Plata oferece o cicloturismo: além da locação das bikes, disponibiliza dois tipos de passeios: o City tour resumido de percurso médio, 10 km com pouca elevação (150 metros) em cerca de 4 horas que passa por 7 pontos, são eles: Praça da Bandeira, Museu Municipal, Igreja Matriz, Gruta e Viveiro Municipal, Casa Polonesa, Igreja de Pedra e Mirante da Cidade. Já o percurso médio de 18 km com elevação de até 300 metros, dura cerca de 5h e passa pelos pontos: Viveiro Municipal, Casa Polonesa, Igreja de Pedra, Mirante da Cidade, Pórtico Norte e Feira do Produtor. Em ambos, a empresa oferece guia e bicicleta com equipamentos de segurança, sendo que o traslado de retorno ao hotel, piquenique e outros serviços podem ser contratados. Mais detalhes consulte https://www.facebook.com/laplatabrasil.

 

Em Protásio Alves quem passar pelo Roteiro Caminhos da Imigração também vai encontrar vivências que só a deliciosa vida do interior pode oferecer: agroturismo, casarões antigos, lindos vales. São 28 km de percurso, totalmente autoguiado, através de sinalização de placas. Confira o que você encontra durante o percurso: no início do Roteiro, o Capitel Sagrado Coração de Jesus, seguindo mais 2,7 km do ponto inicial, temos a Igreja N. S. Monte Bérico e Santa Bárbara. A 8km, o Camping Lorencet oferece infraestrutura para acampamento e churrasco.

A 13,5 km do início, uma visão inédita na região mostra o encontro rodo-hidro-férreo. Divisa entre os municípios de Protásio Alves com Vila Flores e Nova Prata. É possível entender um pouco mais da história contada nos painéis como, por exemplo na Igreja Nossa S. Saúde e N.S. das Graças, localizada a 14 km do início, e, também, postar seus registros fotográficos ou mesmo se conectar com os amigos, através do WIFI gratuito.  Mais adiante, a 19 km do começo, encontramos a Gruta N.S. de Fátima, de frente para a ferrovia. Finalizando, a 22,5 km, a vista da Ponte do Trem, a linha férrea presente no roteiro ainda é ativa sendo possível fotografar a ponte do trem sobre o Túnel 57. Um detalhe importante, o Roteiro foi recém-inaugurado em 2019, ainda não oferece locais para refeição e hospedagem. Outras informações podem ser encontradas aqui: http://bit.ly/38Y9gh0.

 

Veranópolis já tem bicicletas para locação à disposição dos turistas e comunidade desde dezembro de 2019. Patrocinado pelo Sicredi, 8 bicicletas da linha profissional e capacetes estão estrategicamente posicionadas na Vinícola Simonetto, integrante da Rota Turística Segredos da Maçã, localizada nas Comunidades de Lajeadinho e Monte Bérico. São 11 atrativos para visitação:  Vicenza Produtos Colonais; Capela Nossa Senhora de Monte Bérico; Grutinha Nossa Senhora de Lourdes; Reino da Longevidade; Vinícola Simonetto; Cemitério dos Imigrantes (Túmulo de Mansueto Bernardi); Capela São João Batista; Busto José Bin; Vinícola Antônio Bin; Casa Bucco Cachaçarias; Passeios Turísticos Toni Formaiari. Detalhes sobre o passeio de bike estão disponíveis em: http://bit.ly/3cuNq6n.

 

Desde agosto de 2019, o município de Vila Flores trabalha com o projeto “Pedalando na Terra da Fé, Pão e Vinho”, uma parceria público-privada entre Sicredi, Prefeitura Municipal e Pousadas dos Capuchinhos, que disponibilizou bicicletas profissionais e capacetes para turistas e comunidade. As “bikes” estão estacionadas na Pousada dos Capuchinhos, que no momento, passa por adequações para melhor melhor operacionalização e conservação do serviço. Para utilizar os equipamentos, os interessados devem preencher um pequeno cadastro com documentos, na recepção da Pousada, onde se comprometam a devolver a bicicleta no período estipulado. O pequeno município na área central é plano e perfeito para os iniciantes do ciclismo, já quem é praticante a mais tempo, pode desbravar os mais de 50 km das áreas arredores e contemplar as belíssimas paisagens entre morros e colinas. Informações sobre a locação das bicicletas, acesse: http://bit.ly/3cyg4TY.

 

O Roteiro Termas e Longevidade é uma iniciativa da Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho em parceria com os municípios de Cotiporã, Protásio Alves, Nova Prata, Veranópolis e Vila Flores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Consulta Popular RS, é apoiadora.

Este texto está chegando ao fim, mas as possibilidades de passeio e espetáculo de imagens, não! Confira todas as opções nos canais oficiais citados anteriormente.

 

Créditos das fotos: Pref. Protásio Alves e Liliane Sene Luz - Conte Comunica.