Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Rota Segredos da Maçã é inaugurada nesta terça
Rota Segredos da Maçã é inaugurada nesta terça

Rota Segredos da Maçã é inaugurada nesta terça

  • 20 dez, 2018 às 14:20
  • por Veranópolis
  • 2823 Visualizações
Compartilhe:

Em uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura, empreendimentos da Rota e SEBRAE/RS, a Rota Segredos da Maçã passa pelas localidades de Monte Bérico e Lajeadinho.

A nova proposta turística surge nesta região, onde foi morada dos índios Kaigangs, trajeto de tropeiros e carreteiros e esperança de imigrantes. Local onde as família estabeleceram suas moradias, capelas, casas de pasto, comércio e fábricas, por onde a antiga Vila de Alfredo Chaves se desenvolveu e ainda mantém as vivências em comunidade ligadas pela identidade cultural: a religiosidade, as festas típicas, a lida na terra, a ajuda entre vizinhos, as práticas herdadas de seus ancestrais. Local onde foi plantado o primeiro pé de maçã pelo agricultor José Bin, onde aconteceu a primeira festa da maçã, que cresceu se transformando em Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis, atingindo em 2019 a sua 10ª edição.

Claudionor Simonetto, empreendedor da rota cita que foi plantado um marco de rota turística no Berço Nacional da Maçã: “Muitas vezes não nos damos conta, mas foi aqui que tudo começou. O turismo é muito importante porque apresenta as nossas belezas, e mostra o porquê de recebermos esse título”.

“Queremos trazer os turistas para que conheçam as belezas da nossa Serra e mostrar todo o potencial turístico dessa região” afirma a Secretária de Turismo e Cultura, Diana Alessio Tomiello. Além disso, Diana relata que com a rota inaugurada, os empreendimentos locais estão mais fortalecidos, fomentando ainda mais o turismo de Veranópolis.

Gisele Martins, turismóloga, reafirma que a intenção da Rota é fortalecer os empreendimentos locais, unir as comunidades e mostrar todo potencial que existe no turismo: “Em Veranópolis, até então, nós não tínhamos uma rota municipal, apenas em integração com outros municípios. Esta inauguração é um marco para que outras comunidades, e outros empreendedores, percebam que a potencialidade turística pode sim ser transformada em negócio”.

O Prefeito Municipal Waldemar de Carli relata que foi percebida uma tendência de oportunidades para o turismo desta região: “A Rota Segredos da Maçã, além de representar um grande passo para o turismo e economia de Veranópolis, também inicia um processo de rotas turísticas que muito provavelmente vá se estender para outras comunidades do interior, focando no aspecto gastronômico e religioso”.

A Rota é inaugurada oficialmente com os empreendimentos: Vicenza Produtos Coloniais; Reino da Longevidade – café, móveis e passeios rurais; Vinícola Simonetto; Vinícola Bin; Passeios Turísticos Toni Formaiari; Casa Bucco em Bento Gonçalves; Busto José Bin; Capela São João Batista e seu entorno; Igreja Nossa Senhora de Monte Bérico e entorno; Grutinha Nossa Senhora de Lourdes; Cemitério dos Imigrantes; Belvedere do Espigão; Caverna Indígena; paisagem cultural das comunidades, seus prédios históricos, os costumes, saberes e fazeres deste povo, além das festas religiosas, jantares, lendas e histórias que permeiam este local.

O evento de lançamento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Presidência e Comunidade de Lajeadinho, comunidade de Monte Bérico, Coro de Monte Bérico, regido por Lucas Nunes e acompanhamento musical de Mateus Reginato, da 1ª Prenda do CTG Rincão da Roça Reúna Gesieli Marques Padilha e do músico André Dornelles.