Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Muito além das vinícolas, vindima mobiliza a região
Muito além das vinícolas, vindima mobiliza a região

Muito além das vinícolas, vindima mobiliza a região

  • 25 jan, 2021 às 17:07
  • por Vila Flores
  • 914 Visualizações
Compartilhe:

O primeiro trimestre do ano tem o aroma da uva espalhado por toda a Serra Gaúcha, é o sinal mais evidente que o período é de vindima, a colheita que vem carregada de memórias e sabores. Mas nem só de história se vive a vindima, estes dias são cruciais para a movimentação turística e o desenvolvimento econômico da microrregião do Termas e Longevidade.

Com dificuldades para fechar uma programação e mesmo para receber grupos, estabelecimentos tem se “virado nos trinta” para superar as restrições impostas e assim ofertar um atrativo singular. A preferência pelo ar livre casa muito bem com a proposta da vindima, que junto com o agendamento prévio, garantem a vaga na maioria das atrações e também dão mais segurança aos visitantes, ao empresário e sua equipe.

Em Veranópolis por exemplo, a Feira do Vinho Doce movimenta produtores, a comunidade e os visitantes. O encontro tradicional ocorre em função da produção do vinho ser exclusiva do período de colheita, já que o vinho doce surge do processo de transformação do suco de uva em vinho e é consumido no início da sua fermentação. O recomendado é o consumo e o armazenamento do vinho gelado, que não é alcoólico e lembra um suco de uva gaseificado. Na feira, além do vinho doce, outros produtos agroecológicos, agroindustriais e artesanato são vendidos na Praça XV de Novembro, no coração da Terra da Longevidade.

Muito além das vinícolas, a vindima mobiliza uma série de outros estabelecimentos turísticos como restaurantes, lancherias e pousadas, atingindo e impactando praticamente todo o setor de turismo.

Este é o caso da Casa Lummem Gastronomia de Veranópolis que no período de vindima servirá pratos típicos, que são um verdadeiro presente da colonização italiana, com muito vinho doce e sobremesas tradicionais, sempre nos sábados à noite.

Também em Veranópolis, o Verona Parque Hotel criou o “Giardino” aos sábados à tarde, que contempla a hospedagem com piquenique diariamente, nos meses de janeiro e fevereiro. Um dos diferenciais, é o fato de o estabelecimento possuir o Selo Turismo Responsável do Mtur.

O estabelecimento “Experimentarium” durante a vindima, nos finais de semana ofertará visitação e participação em alguns dos experimentos.

Em Vila Flores a programação ficará por conta da “Viva a Santa Vindima” que narrará entre outros, a história de Nossa Senhora da Uva, muito venerada na França pelos produtores de uva que por sua intercessão junto a Deus pediam que a safra fosse boa e que se resultasse em bons vinhos. A programação acontecerá na Vila Capuchinhos, como forma de celebrar a colheita e resgatar o legado dos frades, que abriram caminho para tornar o Sul do país uma das regiões viticultoras mais importantes do continente. Será nos sábados 23 de janeiro e 06 de fevereiro a noite, onde sob os parreirais, o visitante será acolhido para partilhar os frutos desta safra.

Também em Vila Flores, a Arteria – Arte que inspira, ofertará caminhada guiada na mata, vivências com artesanato, meditação e visita a jazida de extração de argila, sempre nas sextas, sábados e domingos até 28 de fevereiro.

A microrregião Termas e Longevidade tem se destacado dentro da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, com atrativos diferenciados e com apelo forte de saúde e bem-estar.

 

Liliane Sene Luz - Conte Comunicação e Marketing

Assessora de comunicação