Últimas notícias

Notícias do Roteiro

Inicia a Vindima 2023 no Termas e Longevidade

Inicia a Vindima 2023 no Termas e Longevidade

  • 18 jan, 2023 às 10:41
  • por Veranópolis
  • 653 Visualizações
Compartilhe:

A vindima é um período aguardado e de celebração para quem vive da produção de vinhos e sucos de uva. E, que período melhor que este para os amantes do enoturismo visitar os vinhedos e conhecer o processo de produção dos vinhos, além claro, de comer muito bem e se divertir.

Com programação especial para que visitantes e a comunidade local possam aproveitar bem o período, em sua verdadeira essência, o Roteiro Termas e Longevidade reuniu mais de 10 atrativos desta temporada.

Em Cotiporã, a Vinícola Marson estará promovendo o Giardino Del Vino, onde é possível degustar os rótulos da casa sob as árvores, combiná-los com uma tábua de frios, gelatos ou doces e, ainda, curtir um show de música ao vivo. Reservas podem ser feitas pelo Whatsapp (54) 99696-6664. Na Rapaduras da Serra Gaúcha, os turistas podem colher a uva diretamente do pé e adquirir produtos exclusivos da região em uma pipa que fica na entrada dos parreirais. Para mais informações, é só entrar em contato pelo número (54) 3446-3050.

Ainda em Cotiporã, de fevereiro a março, o contato direto com a colheita das uvas também pode ser vivenciado na propriedade da Família Carteri, que produz uvas finas de mesa e recebe agendamentos pelo número (54) 99999-1938. Além disso, os sucos da Monte Vêneto, famosa cooperativa de Cotiporã, podem ser adquiridos diretamente nos supermercados da região ou pelo telefone (54) 3446-3065.

Na Vinícola Simonetto, em Veranópolis, os visitantes podem realizar uma visita completa à propriedade, conhecer o processo de produção e degustar vinhos, espumantes e sucos fabricados ali mesmo. Além disso, é possível provar um típico merendim italiano, com produtos coloniais e pratos típicos. Reservas podem ser feitas pelo fone (54) 3441-0000. Na Vinícola Antônio Bin, os turistas, recebidos pela própria família Bin, podem degustar alguns dos melhores rótulos da casa e comprar os vinhos produzidos pela família. Para mais informações, é necessário entrar em contato com (54) 3441-0163.

Muito tradicional em Veranópolis, a Feira do Vinho Doce inicia na manhã do sábado (21), sempre ao ar livre, é realizada na Praça XV de Novembro e além do vinho doce que é um resgate às origens em tempo de vindima, a feira oferta também diversos produtos coloniais, peças de artesanatos, uvas, mel, hortaliças e, claro, tudo de produção local e artesanal. Já, de 28 de fevereiro até 03 de março, Veranópolis promove a Feira de Uvas de Mesa - Cultivo Protegido, das 16h às 19h, na Praça XV de Novembro. O objetivo é valorizar a produção local e permitir o contato direto com o produtor rural que investiu neste sistema em que as plantas não sofrem estresses climáticos, como o excesso de chuva e granizo, por exemplo.

No município de Vila Flores, nos sábados de 21 de janeiro até 04 de março, a Vila Capuchinhos Complexo Turístico estará promovendo a Santa Vindima, uma experiência cultural e gastronômica que convida para  celebrar a colheita dos frutos da safra da uva, com muita comida típica e produtos coloniais. Reservas devem ser feitas antecipadamente pelo número (54) 3447-4700. A venda de uvas finas de mesa também será feita a partir de fevereiro, na propriedade de Egídio Moreto, localizada próximo à Tenda da Amizade de Vila Flores. Reservas podem ser feitas no (54) 99143-4418.

Em Nova Prata, a Temporada da Uva e Vinho Doce da Cantina Bonatto está oficialmente iniciada, e, agora, é possível colher a uva diretamente dos parreirais, degustar o vinho doce produzido ali (somente neste período), e, ainda, provar e adquirir uma variedade de produtos coloniais, como salames e queijos. Mais informações pelo telefone (54) 3242-4202. 

Também em Nova Prata, nos dias 28 e 29 de janeiro, a Festa da Vindima acontecerá na Praça da Bandeira a partir das 16 horas, com a comercialização de uvas, vinho doce, suco de uva, chimias, frutas da época, pão caseiro, grostolli, capelleti, torresmo, biscoitos coloniais, artesanato entre outros. O diferencial da festa será as experiências que serão proporcionadas aos visitantes: Pisa da uva, produção de torresmo, produção de chimias, produção de pão, grostolli, capeletti e artesãs produzindo artesanato em palha de trigo "dressa". Haverá também jogos e brincadeiras coloniais durante todo o evento como: jogo de bisca, jogo de mora, bocha ao cepo, debulhar milho, corrida da cariola e claro diversas atrações no palco como corais italianos.

A microrregião Termas e Longevidade foi criada em 1997, por iniciativa da Instância de Governança Regional Uva e Vinho (Atuaserra), que promove o destino e os municípios em todo Brasil.  Hoje, o Roteiro comporta empreendedores, poder público e lideranças locais dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores e, no primeiro semestre de 2023, receberá novos municípios.

 

Texto: Sene Comunicação e Marketing.

Foto: Vinícola Simonetto - Créditos William Sigognini