Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Festival Internacional de Folclore de Nova Prata confirma datas
Festival Internacional de Folclore de Nova Prata confirma datas

Festival Internacional de Folclore de Nova Prata confirma datas

  • 14 set, 2021 às 11:32
  • por Nova Prata
  • 900 Visualizações
Compartilhe:

Primeiro festival da América a entrar no circuito de concursos de dança da Federation of International Dance Festivals (FIDAF), o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – Brasil confirma sua realização em 2021, programada para os dias 15, 16 e 17 de outubro em formato online, com sua programação transmitida através dos canais do festival.

Em sua 17ª edição, o evento já recebeu 100 delegações estrangeiras e mais de 480.000 visitantes. Considerado pela ATUASERRA o maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho, em 2018 passou a integrar o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul, por seu relevante interesse cultural, conforme Lei Estadual 15.094. Este ano serão 15 grupos locais participantes e 16 internacionais concorrendo ao campeonato que serão avaliados pelo júri formado por Emil Dimitrov (Bulgaria), Gabriel Frontera Mestre (Espanha), Gürhan Ozanoğlu (Turquia), Maria Szupiluk (Polônia), Vincent Reyes (Guam) e Régis Eduardo Bastian (Brasil), este como chefe do júri, além de três grupos convidados.

No campeonato internacional de danças folclóricas serão avaliados itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da FIDAF. Esses avaliadores elegem os três primeiros lugares, além de melhor coreografia, melhor figurino, melhor música, e o prêmio especial do júri. Os grupos disputam entre si em busca do título de Campeão da 17ª edição do Festival e do FIDAF Brazil World Championship, sendo o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata o primeiro na América a sediar o Concurso.

O público também participa da seleção dos melhores do ano: durante os dias de competição, os espectadores votam em seus grupos favoritos através do júri popular disponível no site do evento, que elege o “Prêmio de Público”. As performances presenciais serão realizadas e transmitidas pelos canais do festival, diretamente do Teatro da Pedreira.

Guardiões dos Saberes Ancestrais é o tema da 17ª edição

A cada edição uma temática norteia o festival, abordando fatos históricos de Nova Prata ou atrelados ao cenário sociocultural do mundo. Em 2021 os saberes ancestrais e seus guardiões pautam o evento. “Havia um tempo em que o ensinar e o aprender eram mais simples e próximos de nós. Um tempo em que os mais velhos eram conhecidos por ser a fonte inesgotável de tudo o que se sabia sobre o mundo e sobre as gentes. Esses saberes e fazeres eles contavam que vinham de antes de nossos avós e que assim sempre foi, desde as lições de bordado até os tratos com a terra, com as pedras, com o couro e com os bichos”, conta o diretor artístico do evento, Marcelo Nedeff.

“A humanidade passa por um momento duro em que os nossos guardiões são os maiores alvos do mal que nos assombra. Verdadeiras bibliotecas vivas silenciam e, com elas, uma imensurável gama de riquezas se dissolve. Sem nos darmos conta, toda a bagagem imaterial que eles carregam se está perdendo, junto daqueles que a guardam. É por esse motivo que o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, em sua décima sétima edição, recolhe aquelas vozes e memórias cheias de saberes e fazeres como forma de perpetuar esses conhecimentos seculares”.

Programação paralela

Além dos espetáculos, uma extensa programação paralela está sendo preparada para o evento. A tradicional feira de artesanato, que reúne artesãos da região e de diversas localidades do Brasil e do exterior, neste ano, vai abrigar saberes ancestrais através de vídeos de alguns guardiões, que apresentarão o processo de criação de suas artes, com quem aprenderam e as relações criadas a partir delas.

A Feira Gastronômica também poderá ser conferida através de três programas virtuais de enogastronomia típica das etnias formadoras de Nova Prata, por meio de receitas tradicionais da região, que foram passadas de pais e avós para seus filhos e netos.

Já a Feira do Livro contará com a contribuição do campus local da Universidade de Caxias do Sul e sua editora (EDUCS), que promoverá um debate sobre ancestralidade, reunindo professores e pesquisadores do tema.  O Projeto Escola, que mobiliza a rede de ensino do município, mais de quatro mil crianças e jovens, em 2021 promoverá um intercâmbio entre os alunos de Nova Prata e de outros países que também falam a Língua Portuguesa, como Moçambique, Portugal, entre outros. Por meio de caixas de memórias produzidas pelos professores e alunos, os estudantes da cidade enviarão por correio e também receberão conteúdos culturais e educativos.

As masterclasses contarão com atividades formativas com experientes profissionais de diferentes segmentos da dança. Em três encontros, diferentes mestres nacionais e internacionais abordarão temas como as danças afro-gaúchas, o frevo e o tango.

Programas de turismo local, apresentações dos grupos folclóricos da região, ações solidárias também integram a programação, que será divulgada em breve. Para mais informações, acesse: https://festivalnovaprata.com.br/ | https://www.instagram.com/festivaldenovaprata/

O REALIZADOR | BAILADO GAÚCHO – FOLCLORE, ARTE E DANÇAS

O Bailado Gaúcho foi fundado em 20 de setembro de 1992, imbuído da proposta de pesquisar, interpretar e divulgar o folclore brasileiro em seus mais variados aspectos e nuances, traduzindo a multiplicidade cultural de um país formado por diferentes etnias, ritmos e cores.

Com as experiências adquiridas ao longo dos anos e de suas turnês pelo mundo, tornou-se a entidade idealizadora e realizadora do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata com um elogiado modelo de organização, qualidade artística e participação popular.

Desde sua criação, O Bailado Gaúcho, promove e participa de eventos em âmbito municipal, estadual e internacional, com destacadas participações em festivais de folclore no próprio Brasil, na Argentina, Paraguai, Uruguai, Itália, Chile, México e Rússia. Possuindo mais de 80 dançarinos em seus quatro corpos de baile, sempre honrou e projetou positivamente o nome de Nova Prata para o Brasil e para o mundo.

Festival Internacional de Folclore de Nova Prata – BRASIL - 17ª edição

FIDAF Brazil World Championship

15 a 17 de outubro de 2021

Guardiões dos Saberes Ancestrais

Grupos Locais Participantes: Pré-Bailadinho, Bailadinho, Bailado Gaúcho, Bailado Maior, Bailado Gaúcho Musical, CTG Querência do Prata, CTG Retorno à Querência, Grupo Afro, Grupo Abadá-Capoeira, Grupo CALA, Grupo Kalina, Grupo Per Tutte L’eta, Grupo Novo Milênio, Ascodef e APAE.

Júri: Régis Eduardo Bastian (Brasil), Maria Szupiluk (Polônia), Gabriel Frontera Mestre (Espanha), Gürhan Ozanoğlu (Turquia), Vicent Reyes (Guam), Emil Dimitrov (Bulgária).

Grupos Internacionais:

16 Países (Campeonato - FIDAF) – lista completa será divulgada em breve

03 Países (Convidados – Mundo em Dança)

Argentina – Grupo Coreografico Nomade

Chile – Compañia de Danza Folclórica Poyenmahat

Colômbia – Grupo de Musica y Danza Folclórica de la Universidad CESMAG.

 

Fonte: SEGH - Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho.

Foto: Facebook Festival Internacional de Folclore de Nova Prata