Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Festival de Folclore relembra vida e obra de São Francisco
Festival de Folclore relembra vida e obra  de São Francisco

Festival de Folclore relembra vida e obra de São Francisco

  • 22 set, 2023 às 13:05
  • por Nova Prata
  • 348 Visualizações
Compartilhe:

 

Fazer uma leitura do mundo e trazer para o palco algo verdadeiro, que toque o íntimo das pessoas e que permita que elas levem para casa uma mensagem que, de alguma forma, possa transformar as suas vidas. É esse o desafio ao qual o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata se propõe, ano após ano. 

A 19ª edição encarou uma missão ainda maior: contar uma história que aconteceu há mais de 800 anos e fazê-la atual, demonstrando para o público que não importa quantos séculos se passem e nem a religião que se siga, os ideais de bondade, solidariedade, amor, paz e respeito pregados pelo pobre peregrino precisam seguir vivos na memória dos povos. Para que o público pudesse compreender a Carta aos Governantes dos Povos, que inspirou a temática do Festival deste ano, a plateia foi convidada a conhecer – e a participar – de uma narrativa que envolveu história, arte,
religião e muito significado. Em oito atos, atores encenaram momentos marcantes da vida de São Francisco, demonstrando a sua estreita relação com a criação e a sua absoluta entrega a uma vida desprovida de bens materiais.
No palco, a história começa pelo fim. A primeira cena retrata o encontro de São Francisco com o sultão, lá no Delta do Rio Nilo. O espetáculo segue, então, contando o retorno de Francisco da guerra, os conflitos com o pai, a amizade com Santa Clara e a sua incansável busca por respostas que pudessem, enfim, confirmar os ideais da sua fé. Após a tão desejada benção do Papa, Francisco seguiu seu caminho, reconstruindo a igreja e reunindo discípulos que, inspirados no seu exemplo de humildade e resignação, seguem até hoje pregando a paz e a fraternidade mundo afora.
Quem esteve no ginásio Alcides Tarasconi em alguma das cinco noites de espetáculo pode prestigiar e interagir – já que em vários momentos a plateia foi convidada a participar – com a encenação da vida e obra de São Francisco, um homem comum que, na sua simplicidade, relembra à humanidade, dia após dia, onde estão os seus verdadeiros tesouros.

 

História, figurinos e cenários 

Todo o trabalho de pesquisa histórica e religiosa, desenho e produção de figurinos, escolha das músicas e da cenografia do espetáculo ficou a cargo de uma equipe formada por integrantes da família Bailado Gaúcho. A preocupação com cada detalhe pode ser vista nos trajes dos personagens – desenhados e confeccionados pelas figurinistas do grupo - nos módulos da cenografia que, planejados e construídos pelas mãos talentosas de integrantes do Bailado - giravam e davam vida aos mais variados ambientes durante os atos do espetáculo, servindo desde a tenda do sultão até aBasílica de São Pedro.
As músicas ficaram a cargo do grupo musical do Bailado Gaúcho que, mais uma vez, conferiu emoção e alegria ao espetáculo. 

Agradecimento 

O Bailado Gaúcho agradece a toda a comunidade pratense que prestigiou e, sempre que convidada, interagiu com a cerimônia de abertura, a cada integrante do grupo que deixou sua marca no cenário, nos figurinos, atuando, planejando ou pesquisando.
Agradece, ainda, ao Museu Municipal Domingos Battistel, à Associação de Resgate Cultural Vozes das Etnias, mantenedora do Museu Rural do Imigrante e à Paróquia São João Batista pela colaboração.

Atores 

São Francisco de Assis – Patryk Galvan
Santa Clara – Sabrina Colla
Pedro Bernardone (pai de Francisco) – Eduardo Segato
Pica de Bourlemont (mãe de Francisco) – Dinara Kemmer
Bispo Guido – Carlos Zancan
Papa Inocêncio III – Gustavo Bodanese Prates
Pássaro, amigo Paulo e Sultão – Alexei Goldenberg
Franciscanos: Beto Viana, Diego Berquó, Lili Tess, Luiz Phelipe M
Fonseca.


Além do grupo de atores, o espetáculo também contou com a colaboração de todo o grupo Bailado Gaúcho adulto e de outros integrantes da família Bailado no imprescindível papel de monitores e
de apoio na troca de cenografia e figurinos.


Serviço: 

A 19ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata ocorreu nos dias 6 a 10 de setembro de 2023 e já tem data marcada para 2024: de 7 a 11 de agosto, ocasião em que o município
também celebra o centenário de emancipação.