Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Agricultores locais são homenageados no Termas e Longevidade
Agricultores locais são homenageados no Termas e Longevidade

Agricultores locais são homenageados no Termas e Longevidade

  • 01 ago, 2022 às 11:53
  • por Vila Flores
  • 772 Visualizações
Compartilhe:

Ar puro, calmaria, contemplação e respeito à natureza… Tudo aquilo que buscamos nas férias, eles zelam para manter o ano todo. É quase um paradoxo, enquanto competimos por maiores salários, por uma casa maior ou por um carro novo, sempre buscando satisfação, eles vivem uma vida agradável junto às propriedades rurais que crescem como em um contraponto ao agito das cidades da região e do litoral.


No Roteiro Termas e Longevidade, eles são alguns dos responsáveis por manter viva a vocação original, uma vez que, muito antes de ser destino procurado para desfrutar o ano todo, a região era recomendada pelos médicos para o "veraneio", tanto pela qualidade do ar, quanto pelas belezas das paisagens. Veranópolis leva esta proposta no significado de seu nome: a "cidade de veraneio".


Complementar a atividade rural, a valorização do patrimônio cultural e natural são preocupações de Maicon Boeri, agricultor e proprietário do Morangos do Céu, situado no Morro do Céu em Cotiporã. Ele conta que em 2019, com o intuito de diversificar a fonte de renda da família que se baseava na produção de uvas e cachaças, iniciou o cultivo de morangos. “Cresci ouvindo histórias dos filós italianos e de como os avós adoravam receber as pessoas em casa. E este espírito acolhedor dos imigrantes italianos também está presente no estabelecimento, onde os visitantes podem provar o fruto recém colhido da planta e conhecer seu processo de produção.”


Manter vivos os "causos" e a gastronomia típica da região é uma das preocupações de Irineo Sérgio Bonatto, da Cantina Bonatto, que, no caminho para o Parque Caldas de Prata, uniu a viticultura e a produção frutífera (pêssego e ameixa) com o atendimento ao turista de terça a domingo: "Hoje exerço duas atividades, sou produtor rural e também sou micro empreendedor, pois tenho uma tenda de produtos coloniais onde recebo turistas e ofereco a degustação".


Em Protásio Alves, o casal Odilo Turani e Inês Maria Gaspari Turani, 61 e 57 anos, respectivamente, conta que, criados na roça, permaneceram morando no interior após o casamento, onde tiveram seus três filhos, Aline, Jordana e Tobias. "Nós criamos nossos filhos tranquilamente, levando eles para a lida em cima da carroça puxada por uma junta de bois." Na época, viviam da agricultura e sua principal atividade era o plantio e a colheita do fumo. Com o passar dos anos, passaram a investir em outro projeto: uma agroindústria em sua propriedade rural. Hoje, a Família Turani cria galinhas caipiras e comercializa seus ovos. 


Claudionor Simonetto, de Veranópolis, conta que, apesar de sempre ter trabalhado com a produção de uvas, o que o despertou para o turismo foi uma viagem para a Itália nos anos 2000. Em uma visita técnica, passou 21 dias conhecendo pequenos vinhedos, o que o ajudou a pensar o projeto da Vinícola Simonetto. Ele ainda revela que uma das maiores alegrias da vida é "[...] colher o resultado do trabalho do ano todo, bastante uva de qualidade".


Garantir a maior autenticidade possível é um dos pilares da Hortaliças Pimentel, que produz, no interior de Vila Flores, hortaliças e frutas da época, como repolho, brócolis, milho verde, tomate, melancia, melão, entre outros. Segundo Gabriel, que, desde pequeno trabalha como agricultor, a maior alegria e orgulho da Família Pimentel é "[...] plantar, acompanhar o desenvolvimento do cultivo e colher o fruto deste trabalho, que vai para a mesa de amigos e clientes.”


Dia do Colono e do Agricultor


Em 1968, o dia 25 de julho foi instituído como Dia do Colono. Entretanto, a data já era conhecida desde 1924, momento em que ocorria as comemorações do centenário da vinda dos imigrantes alemães para o Rio Grande do Sul.

Já o dia 28 de julho é marcado pela passagem do Dia do Agricultor. A data foi criada em comemoração ao centésimo aniversário de fundação do Ministério da Agricultura, estabelecido em 1860 por D. Pedro II. 


O Termas e Longevidade


A microrregião Termas e Longevidade foi criada em 1997, por iniciativa da Instância de Governança Regional Uva e Vinho, a Atuaserra, e hoje comporta empreendedores, poder público e lideranças locais dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.