Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • 44 Empreendimentos aderiram ao selo turismo responsável
44 Empreendimentos aderiram ao selo turismo responsável

44 Empreendimentos aderiram ao selo turismo responsável

  • 17 ago, 2020 às 17:39
  • por Vila Flores
  • 909 Visualizações
Compartilhe:

Na microrregião Termas e Longevidade, Roteiro turístico da Região Uva e Vinho, cerca de 44 prestadores de serviços turísticos já estão com o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”. O selo foi uma iniciativa lançada pelo Ministério do Turismo no mês de junho para enfrentamento da pandemia do Covid-19, com o objetivo de auxiliar o setor de turismo brasileiro na retomada das atividades de forma segura, o mais breve possível.

Atualmente, os CNPJs cadastrados e certificados com o selo, representam cerca de 20% dos empreendimentos cadastrados junto ao grupo gestor do Roteiro Termas e Longevidade, que integram os municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.

A artesã Benedita Ceccato, do L'arte Ceccato, foi uma das primeiras a buscar a certificação, ainda no dia 05 de junho de 2020 e relata como foi este processo: “Fazemos parte do Cadastur, o que facilitou a aquisição do Selo. Como trabalhamos com bem-estar, ao ar livre e em contato com a natureza, o selo veio confirmar que nosso trabalho é seguro e saudável. Tomamos as medidas possíveis de segurança e higienização conforme manda este período de pandemia. Para isso também nos adaptamos formulando uma nova modalidade de acolher quem chega até nosso espaço. O selo veio para dar segurança, tanto para nós que trabalhamos com turismo responsável de experiência, quanto para os que nos visitam. ”

Uma das pioneiras do turismo regional, Neli Sozo, proprietária da Pousada Recanto Feliz de Protásio Alves, que começou as atividades logo após o início da operação das águas termais de Nova Prata e relata: “As pessoas que já estiveram na Pousada estão ligando, mesmo neste momento difícil, estão pedindo para retornar. Sou eu mesma a responsável pela limpeza da pousada, o selo veio para nos orientar. Eu conservo tudo bem limpinho e preparo um delicioso café da manhã com o maior carinho. ”

O Selo turismo responsável – limpo e seguro

Na plataforma lançada pelo Ministério do Turismo, estão disponíveis protocolos para: meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; parques temáticos aquáticos; locadoras de veículos para turistas, guias de turismo, entre outros.

Para solicitar o selo, primeiramente o empreendimento deve fazer ou regularizar a ficha de inscrição junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos - Cadastur. Com esta documentação em ordem, o interessado deve acessar o site da iniciativa no endereço http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/ e ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua.

Após, é necessário aderir à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados, seguir os protocolos de biossegurança e na sequência será encaminhado para uma área do site onde poderá realizar o download do selo para impressão.

O selo turismo responsável é gratuito e deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente. Junto ao selo, haverá a impressão de um código “QR Code”, com ele o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. No caso de desconfiar de irregularidades, o turista poderá realizar denúncias do empreendimento e em caso de descumprimento, o selo poderá ser revogado.

As equipes das secretarias de turismo dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores estão à disposição dos empreendedores que necessitarem de orientações para adesão ao selo. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR, através da Consulta Popular é apoiadora do projeto.