Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • 4 novos municípios aderem ao Roteiro Termas e Longevidade
4 novos municípios aderem ao Roteiro Termas e Longevidade

4 novos municípios aderem ao Roteiro Termas e Longevidade

  • 01 ago, 2022 às 11:49
  • por Nova Prata
  • 975 Visualizações
Compartilhe:

Na última terça-feira, 26 de julho de 2022, Vista Alegre do Prata recebeu prefeitos e autoridades para o encontro que formaliza a adesão de novos municípios ao Roteiro Termas e Longevidade. Idealizado pela Instância de Governança Regional Uva e Vinho (Atuaserra), o Termas e Longevidade iniciou as atividades em 1997 e, desde então, o foco de suas ações tem sido atuar de forma colaborativa e compartilhada, sendo liderado pelos representantes das Secretarias de Turismo, empreendedores dos municípios, representantes de entidades de classe e dos Conselhos Municipais de Turismo de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.


Estas decisões são fruto de muito diálogo e tratativas de longo prazo. Formalmente, em 02 de fevereiro de 2021, num encontro em Veranópolis que, na época, reuniu prefeitos, vice-prefeitos e autoridades dos municípios que compõem a rota, bem como, os municípios convidados a ingressar. Mais recentemente, no início do mês de junho, os municípios de Nova Bassano, Vista Alegre do Prata, André da Rocha e Fagundes Varela voltaram às tratativas, após o questionamento da diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus: “O que nos une?”. A resposta e a conclusão não demorou a aparecer: “O que nos une é a nossa história.”, foi o entendimento do grupo.


A noite de terça-feira (26) foi marcada pela assinatura do ofício de intenção de ingresso no Roteiro por parte dos municípios de André da Rocha, Fagundes Varela, Nova Bassano e Vista Alegre do Prata. A ideia é que a partir de março de 2023, passem a integrar o Roteiro, juntamente com Cotiporã, Veranópolis, Vila Flores, Nova Prata e Protásio Alves. 


Este prazo de adesão se faz necessário para que os novos municípios consigam se adequar e desenvolver políticas públicas de cooperação, estratégias de mercado e também a revisão e ajustes dos planos municipais de turismo, para que, assim, estejam aptos ao ingresso no Roteiro. Da mesma forma, este tempo se faz necessário para o Roteiro Termas e Longevidade adequar materiais de divulgação e ferramentas promocionais.


Os novos municípios compartilham de características sociais, desde os limites municipais, até a identidade cultural, já que todos são oriundos de Veranópolis e Nova Prata, ou ainda coirmãos. Além dos bens materiais edificados,  a paisagem, e os saberes e fazeres das comunidades são compartilhados, vindos justamente, da mescla de culturas, heranças deixadas pelos colonizadores italianos, poloneses, portugueses e alemães.


O deslocamento pela BR 470 que passa por Veranópolis, Vila Flores, Nova Prata e André da Rocha, também facilita a adesão a projetos regionais de integração e pavimentações regionais. Há ainda, a possibilidade de agregar novos roteiros integrados, seja para caminhadas ou ciclismo, seja pelo vínculo religioso entre as comunidades.


Lideranças representam o anseio das comunidades por integração no turismo

 

O encontro iniciou com a fala do Prefeito Municipal de Vista Alegre do Prata, Adair Zecca, que saudou os presentes e destacou: “Cooperação é a palavra e o caminho para se seguir de agora em diante, já que é nítida a importância da parceria que devemos desenvolver, por possuirmos a mesma identidade cultural que nos vincula e justifica a agregação de valor aos produtos turísticos do Roteiro.”


O Presidente da Instância de Governança Regional Região Uva e Vinho - Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste), Roberson dos Santos, está atento à adesão dos municípios ao Roteiro: “É muito importante que os municípios passem a integrar o Termas e Longevidade, que hoje é um dos Roteiros mais atuantes e participativos da Região Uva e Vinho.”


Já o Prefeito Municipal de André da Rocha, Sérgio Carlos Moretti, acredita que compor o Roteiro Termas e Longevidade ajudará no desenvolvimento do turismo dos demais municípios: “O turismo é a melhor maneira de ter progresso, de enaltecer a força da região [...]. Nosso município se destaca pelas cascatas que são muito procuradas pelos visitantes.”


A integração dos novos municípios foi destaque na fala de Ivaldo Dalla Costa, Prefeito Municipal de Nova Bassano: "A Região ficará ainda mais forte, agora com 9 municípios, pois todos se completam nos atrativos, prevalecendo a união do Roteiro, fazendo com que o turista sempre tenha opções diversas."


Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal de Fagundes Varela, Nelton Carlos Conte, agradece a Atuaserra e ao Termas e Longevidade pelo convite e reforça: “Acredito no potencial turístico da Região enquanto marca profissionalizada, em um turismo coletivo com união de todos para ser uma marca forte no setor.”


O Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, comenta: "[...] a infraestrutura é primordial para o sucesso do turismo da região, através do trabalho das prefeituras, estimulando a iniciativa privada para criar novos pontos de visitação."


Diana Alessio Tomiello, secretária de turismo e cultura de Veranópolis, desejou boas-vindas aos novos municípios integrantes e, em sua fala, ressaltou: "[...] o turismo já acontece no Roteiro há muitos anos e destaco aqui o planejamento feito na criação do Termas e Longevidade, a consolidação dos produtos turísticos e a união das cidades, mantendo a vocação turística de cada município.”


Gisele Martins, turismóloga de Veranópolis e secretária do Roteiro Termas e Longevidade deu destaque para a união dos municípios na tomada de decisões importantes, sempre na busca do melhor para a região: "A promoção e qualificação dos eventos, a participação na Festa da Uva, o fato de ter um estande exclusivo do Termas no Festuris, e a 3ª edição do Festival Gastronômico são conquistas regionais.”


O Presidente do COMTUR de Nova Prata, Jorge Capelari, ressaltou a necessidade do olhar regional: "Temos que manter a continuidade no trabalho, como Roteiro somos um destino que nos faz ser vistos no Estado de forma muito qualificada, buscando o crescimento da região como um todo.'’


Após a assinatura do ofício de intenção de integração ao Termas e Longevidade, para fechar os trabalhos da noite, a diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, comentou sobre o grande projeto Termas e Longevidade: “O propósito do Termas é crescer na diversidade [...]. Nos nossos municípios, conseguimos estimular os pequenos empreendedores e a indústria criativa, tudo isso agrega valor ao grande projeto.”