Protásio Alves

Parque da Imigração

             O Parque da Imigração foi criado pela Lei Municipal número 1.466/20 e projetado com o objetivo de resgatar e valorizar a história e cultura da colonização italiana que é predominante no município.

Oferece, em um espaço de 10.600m², infraestrutura que favorece a qualidade de vida aliando lazer, saúde e cultura.

              No projeto do Parque foram contempladas, através de analogias, a história e a cultura do Município. O núcleo urbano está representado pelo círculo central que conta a história dos imigrantes que chegaram por volta de 1892 e receberam 387 lotes. Resgatando esse marco cultural, foi construído em basalto, no piso desse círculo o mapa de Protásio Alves, com a divisão dos lotes dos primeiros proprietários que estão identificados na legenda do mural em granito. Todo o basalto utilizado na obra valoriza a economia local e o trabalho de diversas famílias. O formato circular, remetendo à Pérola, simboliza o ciclo da vida, o elo entre o passado e o futuro.

              Junto ao mapa está a estátua do Pe. Antônio Serraglia: uma homenagem ao líder religioso, que acompanhou os imigrantes, promotor do desenvolvimento social, econômico e cultural. Esculpida em madeira, em Seren Del Grappa – Itália, cidade natal do Padre, a estátua é um elo entre a Itália e o Brasil e um presente recebido dos amigos italianos.

              O círculo central é cortado por eixos pavimentados que representam os principais caminhos de acesso ao núcleo urbano utilizados desde a colonização até hoje. Os traços sinuosos definidos pelo paisagismo remetem ao desenho natural dos rios da Prata e Turvo que circundam o nosso território, correndo para um ponto de encontro ao Sul.

              O Parque da Imigração é garantia de vivência, preservação e manutenção do patrimônio histórico e cultural para o nosso povo e visitantes que poderão contemplar o espaço interagindo com a história local.

              O OLHAR PARA A ORIGEM, retratado no parque, permite ao povo protasioalvense ter orgulho de sua identidade valorizando as raízes culturais e históricas. A obra promove o fortalecimento do vínculo entre dois mundos: Protásio Alves, no Brasil, e Seren Del Grappa, na Itália, além de contribuir para a valorização econômica, social e humana.

              O Parque da Imigração é um marco da história, cultura, passado, presente e futuro das pessoas que construíram e constroem Protásio Alves. O reconhecimento ao legado de trabalho, vivência e superação. Um local para encontros e descobertas. Um presente à população e aos visitantes.


Endereço: Rua do Poço - Centro - Protásio Alves/RS

Tarifas: Gratuitas

Horários: 24hs

Telefone: (54) 3276-1225

Website: https://www.protasioalves.rs.gov.br/

E-mail: turismo@protasioalves.rs.gov.br



Crie sua rota agora mesmo!
Escolha o ponto de partida ou clique no mapa
Como chegar?