Protásio Alves

Artesanato em Palha de Trigo

                                                                

             Artesanato: a essência

                Protásio Alves, Pérola da Serra Gaúcha, é conhecida pela Dressa - Artesanto em palha de Trigo! 

             A arte de trabalhar com a palha de trido é muito antiga. Segundo a história, na Idade Média o chão das casas era revestido por esteiras feitas com palha colocadas sobre terra batida. A Europa utilizava a palha do trigo nos chapéus, cultivado na Toscana, Itália. A França usava palha de chuchu. O japão utilizava palhas coloridas (no século XVI) em caixas com tampas decoradas. Eram muito usadas na forração de móveis.

             O artesanato em palha de trigo foi trazido pelos imigrantes, sendo desenvolvido nesta região desde a chegada dos primeiros colonizadores, particularmente os descendentes de italianos.

           A história e a cultura da imigração se expressaram e ficaram registradas na forma de falar, de sentir, de se comportar, de trabalhar, de viver, em um artesanato singular que ultrapassaram as fronteiras da Região Colonial e fecundaram o estado. Fiar e tecer o linho, fazer a dressa com palha de trigo, fabricar sportas, chapéus e, ainda, o crochê, o filó e o bordado eram formas de um trabalho artesanal que visava o embelezamento das rústicas residencias e, eventualmete, um ganho extra para comprar o enxoval da filha, prestes a casar.....

            Hoje essa técnica (dressa) ainda é cultivada pelas artesã protasioalvenses, sendo possivel adquirir seus produtos na Casa da Cultura, todos os dias. Nos sábados a venda é feita diretamente por elas, as artesãs, sendo possível, inclusive, observar a confeccção feita no local.

 

"A Dressa: trança em palha de trigo. Trabalho artesanal com a palha de trigo, trazido pelos imigrantes italianos e muito vigente na região serrana do estado nos dias atuais. Na época da imigração era produzido quase com exclusividade pelas mulheres, hoje não mais, homens também participam desse trabalho. Sendo um trabalho manual que ganha vida e forma nas mãos desses artistas de origem italiana. A trança de palha de trigo é empregada na confecção de utensílios pessoais e domésticos dos colonos, um elemento poético que resgata o artesanato e o trabalho através das habilidosas mãos dos imigrantes".

 

 

Se for sair de casa use máscara e observe os protocolos de segurança. Todos contra o Covi-19


Endereço: Rua Maximiliano de Almeida, 141 - Centro - Protásio Alves/RS

Tarifas: 000

Horários: Segunda a Sexta 08:00 às 12:00 das 13:00 às 17:00

Telefones: (54) 3276-1322/(54) 3276-1225

E-mail: casadacultura@protasioalves.rs.gov.br



Crie sua rota agora mesmo!
Escolha o ponto de partida ou clique no mapa
Como chegar?