Vila Flores

Igreja de Pedra de São Jorge

Capela São Jorge
 

Localização: Linha Visconde de Pelotas, Comunidade de São Jorge.

Distância do centro de Vila Flores: 2 km, pela BR 470

 

Os imigrantes chegaram às imediações do terreno no ano de 1893. Conforme se estabeleceram no local, como de costume, providenciaram a construção de um pequeno capitel de madeira. Aos finais de semana, ocorriam cerimônias, reunindo toda a comunidade, para a enunciação de rezas e cantos.

 

No fatídico ano de 1905, a colônia de Alfredo Chaves, atual Veranópolis, foi atingida por uma infestação de gafanhotos sem precedentes. Em virtude da falta de recursos para os enfrentar, tornou caso de calamidade pública. “Foi um ano de miséria e muita fome, porque nada escapava à sanha dos gafanhotos”, conta a população local.

Os imigrantes buscaram alento na fé, pois somente por meio de intervenção divina seria possível sobreviver a esta adversidade. Desse credo surgiram as promessas, como é o caso da gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis, o primeiro monumento dedicado à Santa no Brasil, a estátua da virgem foi esculpida por Santaro Antonio Triches. A pedra fundamental foi benta e edificada no dia 16/07/1906, a inauguração da gruta ocorreu exatamente um ano depois,

A artística estátua de São Jorge, esculpida pelo famoso “santaro” de Alfredo Chaves”, Antônio Triches, é feita de cedro puro e foi esculpida no próprio local, a alguns metros da capela. As imagens dos altares laterais, de Nossa Senhora do Rosário e de São José, também foram esculpidas em cedro e pelo mesmo santeiro. As três imagens, ainda intactas, formam um conjunto de arte sacra, de rara beleza e valor inestimável. Ademais, ainda existe o quadro de São Jorge que era venerado no primeiro capitel de madeira e que fora trazido da Itália, pelos próprios colonos.

Por ocasião da grande infestação, a Capela de São Jorge foi construída como pagamento de promessa pela salvação da comunidade após o assalto dos gafanhotos. Os colonos se reuniram e construíram o monumento de pedra, dedicado a São Jorge, padroeiro das preces atendidas. Para a construção da capela, os residentes cavaram em uma laje, próximo ao local da construção, e dela extraíram as pedras. Todos trabalhavam, inclusive mulheres. Estavam divididos em extração das lajes, transporte ao local da construção, preparo do barro e trabalho de pedreiro.

A capela, toda feita de pedra a partir das bases, é um autêntico marco da fé e da luta dos imigrantes italianos e seus descendentes.

 

Redigido com base nos depoimentos de residentes da comunidade e pelo relato histórico inscrito na obra “Pinheiro Seco, os italianos de Vila Flores”, de Orildo Longhi e Adelar Rigo. A coleta de dados foi feita e adaptada, em 2017, por Guilherme Hoffmeister, Turismólogo de Vila Flores.


Endereço: Linha Visconde de Pelotas, Comunidade de São Jorge. - Vila Flores/RS

Tarifas: zero

Horários: Variável

Telefone: (54) 3447-1051

Reservas: não



Crie sua rota agora mesmo!
Escolha o ponto de partida ou clique no mapa
Como chegar?