Veranópolis

Casa da Cultura Frei Rovílio Costa e Museu Histórico

Instalada em edificação tombada como patrimônio histórico e cultural, na Casa da Cultura funciona o Museu Histórico Municipal, o Memorial José Lewgoy, Vila Ricordi, Galeria Fotográfica e Exposição Egídio Parise, a Exposição Fiorindo Dalla Coletta, Salas de Reunião e Música e o Salão Nobre Sílvio Pellico em estilo Art Decó.

A visitação guiada dura em média 1 hora. Grupos sob agendamento.

Sua história remonta ao final do século XIX, quando imigrantes italianos residentes no município decidiram fazer a fusão da Confederazione Italiana de Mutuo Soccorso com a Real Casa di Savòia, criando a Società Italiana Principe de Piemonte, fundada em 1894. Esta entidade se instalou na antiga sede da Confederazione, prédio que passou por remodelações e em fins de 1914 teve sua reinauguração. Esta sociedade italiana funcionou até 1937 quando, em meio a política do Estado Novo, deixou de existir. Em seu lugar surgiu a Sociedade Alfredochavense – SOAL.

Na década de 1990, com a transferência da SOAL para a nova sede, a Prefeitura Municipal, incentivada pelo Centro Cultural, adquiriu o prédio, que passou por restauração. Reabriu como Casa da Cultura nas comemorações do centenário de Veranópolis, em 15/01/1998, e em 2005 o município tombou o local como patrimônio histórico e cultural.

 

 

 


Endereço: Rua Carlos Barbosa, 55 - Centro - Veranópolis/RS

Tarifas: 0

Horários: Seg a Sex 8h30 às 17h / Sáb Dom e Feriados 10h às 16h

Telefone: (54) 3441-4416

Website: http://www.veranopolis.rs.gov.br/secretarias/28/turismo-e-cultura/96/secretario

E-mail: cultura@veranopolis.rs.gov.br



Crie sua rota agora mesmo!
Escolha o ponto de partida ou clique no mapa
Como chegar?