Vila Flores

Campanário da Capela de São Lourenço

 

             Localização: Linha Conde de Porto Alegre

Distância do centro de Vila Flores: 8 km, pela BR 470

 

O primeiro campanário foi erigido, em madeira, com a vinda dos imigrantes à região. Posteriormente, por ser demasiado de pequeno porte, para tamanha fé da comunidade, construiu-se o segundo campanário, de maior expressão, embora ainda em madeira, no ano de 1921. Tombado em 22 de abril de 1999, o campanário atual foi construído em alvenaria, em meados de 1961, a fim de consolidar o inabalável espírito dos residentes. A altura é de vinte e cinco metros. Ambos os sinos vieram da Alemanha, sendo fabricados no ano de 1904 e 1905. Um terceiro sino também foi adquirido, mas eventualmente vendido logo que chegou à comunidade.

A história da comunidade, contudo, data de momento de outro século. Desde a década de 1880, em que levas de imigrantes se tornaram mais expressivas para o sul do Brasil, o povoamento da região da serra nordeste recebeu parte de emigrados italianos, polacos, alemães e franceses. A Comunidade de São Lourenço, à época, integrava o atual município de Fagundes Varela, quando de sua emancipação em 1987. O espírito emancipacionista, presente na municipalidade, incendiou os corações dos residentes do distrito de Vila Flores, ainda pertencente à atual Veranópolis. A vontade de se separar não se mostrou completa até que a Comunidade de São Lourenço expressasse seu apreço em integrar Vila Flores, legitimando em espírito e em número de indivíduos a separação do município-mãe. No ano de 1988, o município de Vila Flores foi criado e a Comunidade de São Lourenço, automaticamente, integrada a ele, considerando o gesto solícito e democratizante de Fagundes Varela em ceder parte de seu território à Vila Flores, em nome da vontade do povo.

A capela foi uma das primeiras estruturas que pavimentou a história urbana dessa comunidade, e, em torno dela, estruturou-se um núcleo habitacional que até hoje contribui para o desenvolvimento de Vila Flores. O atual prefeito de Vila Flores, Vilmor Carbonera, é filho desta comunidade.

Redigido com base na produção acadêmica de Sandra Guidolin, “São Lourenço, ao encontro de sua história”, de 2003. A coleta de dados foi feita e adaptada, em 2017, por Guilherme Hoffmeister, Turismólogo de Vila Flores.

 


Endereço: Linha Conde de Porto Alegre - Vila Flores/RS

Tarifas: zero

Horários: livre

Telefone: (54) 3447-1313

Reservas: não



Crie sua rota agora mesmo!
Escolha o ponto de partida ou clique no mapa
Como chegar?